segunda-feira, 5 de outubro de 2009

NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO


A primeira tarefa sobre esse tema foi a de transformar um texto narrativo em descritivo. O interessante nisso foi não ter sido necessário analisar conceitos de cada um dos gêneros, pois lendo e interpretando dois textos juntamente com a turma, foi possível entender a diferença entre um e outro.
Além disso, as atividades desenvolvidas e descritas no relatório ao lado, permitiu entender ainda melhor esses gêneros. Uma delas era ler fragmentos curtos de narrativas e transformá-las em descritivas --- atividade já preparatória para a produção final.
Por fim, os alunos produziram um texto descritivo a partir de algo real que tinha acontecido com eles. Podendo ser a descrição de um acontecimento ou de algum objeto importante para a vida deles.
A maioria optou por descrever um presente inesquecível (descrevendo detalhadamente o objeto e a sensação de tê-lo recebido). Mas havia ainda mais uma questão. O presente só poderia ser revelado na última linha do texto, para que houvesse suspense e/ou dupla interpretação.
Os resultados foram muito positivos.

Nenhum comentário: